quarta-feira, 1 de julho de 2009

A MASTOLOGIA BRASILEIRA PERDE UM DOS SEUS MAIS BRILHANTES PROFISSIONAIS




Ezio Novais Dias e Antonio Figueira Filho


No início da manhã de hoje, 1º. de julho de 2009, fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do Prof. José Aristodemo Pinotti. Triste notícia! Para nós, amigos e discípulos, uma partida precoce, dolorosa. Para a Mastologia brasileira, uma irreparável perda. Assim como para a Gineco-Obstetrícia.

O Prof. Pinotti foi, sem nenhuma dúvida, um dos mais brilhantes mastologistas do nosso tempo. Não só no Brasil, mas em todo o mundo, como é amplamente reconhecido. Contribuiu com inúmeros trabalhos científicos e um significativo número de livros de Mastologia. Assim como contribuiu com novas técnicas cirúrgicas e com o pioneirismo em testar novos protocolos. Professor Titular de duas das mais prestigiosas universidades do país, posição atingida por muito poucos na história médica do Brasil. Cirurgião de extrema habilidade e destreza, que digam os privilegiados mastologistas que com ele aprenderam a operar. Palestrante de oratória refinada e de profundo conteúdo científico, costumava encantar as platéias onde se apresentava. Político inteligente, carismático, deixou enorme contribuição para o país e, em particular, para o Estado de São Paulo, nas áreas de saúde e educação.

Foi-se o nosso querido Prof. Pinotti, mas fica a sua obra. Que Deus ilumine sua família no sentido de suportar a dor da perda. E a nós todos, mastologistas brasileiros, para que possamos dar sequência ao legado que ele nos deixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário